quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CHICO XAVIER E A PRESERVAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA


Antonio Cesar Perri de Carvalho*
     Em outubro, tradicionalmente evoca-se a data de nascimento de Allan Kardec e ocorrem muitos eventos alusivos à efeméride.
     Desde as obras do Codificador, como em inúmeras mensagens espirituais, o Centro Espírita é apresentado como a base do Movimento Espírita.
     O Conselho Federativo Nacional da FEB tem aprovado significativos documentos de trabalho – frutos de elaboração coletiva -, como Orientação ao Centro Espírita. Lançado em 1980, tem sido reeditado, revisado e constantemente divulgado em sua versão mais atual (1). A obra kardequiana é a base no citado trabalho.
     Um fato histórico é que Francisco Cândido Xavier escreveu uma missiva ao casal Galves, seus amigos de São Paulo: “Com grande reconforto, li o Editorial [...] no número último de Reformador [...] quanto à necessidade de preservarmos o Centro Espírita contra a intromissão de trabalhos nascidos da ingenuidade humana em prejuízo dos princípios formulados por Allan Kardec” (2).
     Chico Xavier se referia ao Editorial “Preservemos o Centro Espírita”, onde se alerta para que não ocorra desvio das finalidades do Centro Espírita. O reconforto sentido por Chico deve ser, para todos nós, motivo de inspiração para o rumo de fortalecimento das instituições espíritas nos fundamentos kardequianos (3).
     O Editorialista focaliza Orientação ao Centro Espírita e comenta que principalmente na atualidade, em que surgem modismos de teorias e práticas, o Centro Espírita deve ser entendido e concretizado: “[...] como núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita” (1). “Desviá-lo dessa diretriz é comprometer a causa a que se pretende servir” (3).
     Em significativa mensagem, Emmanuel considera que o Centro Espírita: “É uma escola onde podemos aprender e ensinar, semear o bem e colher as graças, burilarmo-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna” (1, 4).
     No mês evocativo do natalício de Kardec, pensemos nos compromissos com a base do Movimento Espírita!
Referências:
1) Conselho Federativo Nacional. Disponível em: Orientação ao Centro Espírita,http://www.febnet.org.br/ba/file/Downlivros/orienta.pdf/. Acesso em 16/09/2012.
2) GALVES, Nena. Chico Xavier – Luz em nossas vidas. São Paulo: Ed. CEU, 2012. p.21-25.
3) Preservemos o Centro Espírita. Reformador, março de 1992. Editorial. p. 66.
4) XAVIER, F.C. Pelo Espírito Emmanuel. “O Centro Espírita”, Reformador, janeiro 1951.
 * Antonio Cesar Perri de Carvalho, presidente interino da FEB e membro da Comissão Executiva do CEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário