sábado, 10 de agosto de 2013

6º CEU NO CORREIO ESPÍRITA

Já está nas bancas a edição de Agosto do jornal CORREIO ESPÍRITA, trazendo em página central uma belíssima matéria sobre o XI Mês Espírita de Magé. Vale a pena conferir!

Abaixo, a imagem da 1ª página desta edição.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA ELABORADO PELO 6º CEU

MANIFESTO ESPÍRITA MAGEENSE EM DEFESA DA VIDA DESDE À CONCEPÇÃO

“Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?“
R: “O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem o de fazer o que quer que se possa comprometer-lhe a existência corporal.” Questão 880 – O Livro dos Espíritos.

Num momento em que a sociedade, estimulada pelos governos e seus governantes, tenta discutir a descriminalização do aborto, é mister que os seguimentos religiosos participem da discussão, reforçando sua visão acerca do tema, mas principalmente a contemplação de princípios fundamentais estabelecidos pela Carta Magna de 1988.

O legislador constituinte tratou com muita veemência o tema “aborto”, deixando expressa a defesa da vida que permeou a partir de então todo o ordenamento infraconstitucional brasileiro. Neste sentido define a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, como cláusula pétrea no seu artigo 5º que: 

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, [...]”.

E não poderia ser diferente já que, não há como garantir todos os demais princípios fundamentais resguardados à pessoa humana se o primeiro de todos – o de VIVER - não estivesse garantido.

Neste sentido o artigo 4º, item 01 da Convenção Americana sobre os Direitos Humanos – popularmente conhecida como Pacto de São José da Costa Rica, da qual o Brasil é signatário, tendo o ratificado pelo Decreto Lei no 678, de 6 de novembro de 1992, estabelecendo que: 

“Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente.”

Na mesma linha o Código Civil brasileiro surge como garantidor dos direitos civis do nascituro.

“A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.” Artigo 2º

Em meio a estes e muitos outros dispositivos, fica evidente a proteção do direito a vida no sistema político administrativo de nosso país. No entanto, uma pergunta há de ser feita: Quando de fato começa a vida?

Tentando encontrar uma definição, sólida, coerente com o pensamento espírita acerca do tema, achamos por bem defender que o melhor questionamento não é “quando começa a vida” e sim “quando se forma um novo indivíduo humano”, já que desde que Pasteur demonstrou não existir geração espontânea, todos sabemos que o vivo não pode vir do inanimado. Logo a vida só começou uma única vez, há milhões de anos, e desde então evolui, modifica-se, multiplica-se. No homem como nos demais seres, a vida é cíclica.

Como exemplo clássico deste conceito, temos o da lagarta e borboleta. Embora não apresentem características físicas externas iguais, todos sabem se tratar de um mesmo ser vivo, em ciclos diferentes.

Esgotado o tema, só nos resta dispor de forças para o bom combate em favor daquele que é o ser mais frágil da espécie humana, “o nascituro” (bebe na barriga da mãe).

Finalizando, lembramos o memorável discurso de Madre Teresa de Calcutá, proferido em 3 de fevereiro de 1994, em Washington, numa Conferência pela PAZ, que incluía personalidades de mais de 100 países diferentes.

(...) 

“Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe.

E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo seu próprio filho, como é que nós podemos dizer às outras pessoas para não se matarem?



quarta-feira, 15 de maio de 2013

NOVO LIVRO DE LÚCIA MOYSÉS

Nestes momentos marcados por grandes transformações na vida social, precisamos estar atentos com o nosso compromisso com a nova geração. O livro "A evangelização mudando vidas" traz uma novo olhar sobre a maneira de evangelizar jovens e crianças nos dias atuais.

À venda na livraria do CEERJ e no Instituto Bezerra de Menezes (Niterói).


segunda-feira, 6 de maio de 2013

DÊ ESPAÇO PARA O NOVO


Desenvolva a habilidade de não se identificar com os acontecimentos infelizes que lhe ocorrem. É provável que sua vida não caminhe para frente porque você se encontra preso às lembranças amargas do passado.

Você não é um doente, apenas está momentaneamente enfermo. Você não é um desempregado, apenas ainda não encontrou um trabalho que logo chegará. Você não é um tolo, apenas ainda não desenvolveu toda a sua inteligência. Solte toda a negatividade para sua vida se iluminar de todo o bem que você for capaz de sustentar.


Se você está cheio de coisas velhas, jamais haverá espaço para as novas. Desprenda-se do passado para que você possa viver a plenitude do dia de hoje em que se encontram as melhores oportunidades para ser feliz.


Da obra: Força Espiritual
Autor: José Carlos De Lucca



quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOSSO 1º ANIVERSÁRIO

"Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa." (Mateus, 5:15)

Foi refletindo acerca deste ensinamento do nosso mestre Jesus que a equipe de Comunicação Social do 6º Conselho Espírita de Unificação (Magé), decidiu criar este espaço para a divulgação daquela que é o Cristianismo redivivo, a nossa tão esclarecedora Doutrina Espírita.

E hoje, 18 de abril de 2013, nosso blog está comemorando 1 ano de existência, bem como a nossa página no Facebook. Aproveitamos a ocasião para realizarmos uma avaliação desta iniciativa e podemos assegurar que só tivemos, até agora, bons resultados. Estamos conseguindo irradiar a luz do Espiritismo para milhares de pessoas através do mundo virtual, transformando estes espaços no candeeiro que Jesus nos pediu que utilizássemos para divulgar a sua mensagem.

O sucesso deste trabalho se deve a você, leitor amigo, que desde o começo está conosco, nos auxiliando a irradiar esta luz tão necessária nos dias atuais. Queremos agradecer a todos os que visitam nosso blog, que curtiram a nossa página no Facebook, que compartilham as nossas publicações e que nos enviam suas críticas e sugestões, pois, com certeza, não teríamos conseguido chegar até aqui sem a ajuda de vocês.

Pedimos ao nosso Pai Amado que ilumine a todos nós, a fim de que consigamos manter acesa a chama desta candeia.

Muito obrigada, Pai!

Muito obrigada, amigos!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

OBRAS BÁSICAS PARA DOWNLOAD

NOVIDADE NO BLOG DO 6º CEU
Amigo leitor,

agora você pode baixar para o seu computador as versões digitais das Obras Básicas da Doutrina Espírita aqui no nosso blog.

É muito fácil! Basta você clicar no link OBRAS BÁSICAS - DOWNLOAD que está no lado direito do blog, na seção Maiores Informações e seguir as instruções que lá estão.

Esperamos assim estar colaborando com os seus estudos acerca do Espiritismo e também com a divulgação desse doutrina de luz.

domingo, 14 de abril de 2013

FEIRAS DO LIVRO ESPÍRITA EM MAGÉ


    Estamos iniciando uma semana muito especial para o movimento espírita do município de Magé. É a semana em que promovemos as FEIRAS DO LIVRO ESPÍRITA em três dos nossos distritos: Piabetá, Andorinhas e Magé. Esta é a grande oportunidade que temos de levar a luz da Doutrina Espírita para o grande público através dos livros. Pedimos a todos os tarefeiros e frequentadores das Casas Espíritas do nosso município que prestigiem e colaborem conosco na divulgação deste evento tão significativo para todos nós. Que o Mestre Jesus e a Espiritualidade Amiga estejam nos amparando e fortalecendo durante esta semeadura de luz.
    "O livro espírita é benção de Jesus, aprimorando a vida com você e em você." (André Luiz)

quarta-feira, 27 de março de 2013

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO COM LUCIA MOYSÉS

Lucia Moysés é educadora, tendo atuado por muitos anos como docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente é membro da Comissão Diretora do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) e coordenadora do Serviço de Evangelização da Família do Centro Espírita Seara do Bem, em Niterói. É autora de vários livros espíritas, além de ter vários livros na área acadêmica.

Público-alvo: evangelizadores, educadores, pais e futuros evangelizadores. Entrada Franca.

Maiores informações no cartaz abaixo:


segunda-feira, 25 de março de 2013

XXVI COMEM - 2013


Amigos e amigas,

já estão a todo vapor os preparativos para mais uma COMEM – Confraternização de Mocidades Espíritas de Magé. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de julho de 2013, no CIEP Pedro Américo, em Suruí, e tem como objetivo principal reunir os jovens espíritas para dois dias de estudo, integração e confraternização.

As inscrições para confraternistas e tarefeiros já estão abertas e o prazo final é 19 de maio de 2013. Não perca tempo! Baixe agora mesmo a sua Ficha de Inscrição. Basta clicar no link DOWNLOAD que está no lado direito do site, na seção MAIORES INFORMAÇÕES.

Ah! E se quiser colaborar conosco na divulgação da COMEM, é só baixar o arquivo do cartaz também.

Estamos esperando por você!

FEB ELEGE NOVO PRESIDENTE E DIRETORES

Antonio Cesar Perri de Carvalho, eleito presidente da FEB

Na tarde do dia 16 de março houve eleição na Federação Espírita Brasileira.  O Conselho Superior da Entidade, em reunião presidida por Nilton Costa Pereira de São Thiago, foi eleito por aclamação e por unanimidade como presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho. Em seguida, para ocupar o cargo de vice-presidente que este ocupava foi eleita Edna Maria Fabro, e para o cargo vago de diretor foi eleito João Pinto Rabelo. Em seguida, foram renovados os mandatos dos diretores que completavam o período:  Helio Blume,  José Valdo de Oliveira, Luiz Antonio de Moura, Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi, Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues, Sady Guilherme Schmitd e Tânia de Souza Lopes. Todos os eleitos, com mandato de dois anos.
Na íntegra: http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/feb-elege-novos-presidente-e-diretores/

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL


    Grande, expressiva faixa da humanidade terrena transita entre os limites do instinto e os pródromos da razão, mais sequiosos de sensações do que ansiosos pelas emoções superiores. Natural que se permitam, nestes dias, os excessos que reprimem por todo o ano, sintonizados com as entidades que lhes são afins. É de se lamentar, porém, que muitos se apresentam nos dias normais como discípulos de Jesus, preferindo, agora, Baco e os seus assessores de orgia ao Amigo Afetuoso…
   Perdendo-se nos períodos mais recuados, as origens do carnaval podem ser encontradas na bacanalia, da Grécia, quando era homenageado o deus Dionísio. Anteriormente, os trácios entregavam-se aos prazeres coletivos, como quase todos os povos antigos. Mais tarde, apresentavam-se estas festas, em Roma, como saturnalia, quando se imolava uma vítima humana, adredemente escolhida, no seu infeliz caráter pagão. Depois, na Idade Média, aceitava-se com naturalidade: Uma vez por ano é lícito enlouquecer, tomando corpo, nos tempos modernos, em três ou mais dias de loucura, sob a denominação, antes, de tríduo momesco, em homenagem ao rei da alegria…
   Há estudiosos do comportamento e da psique, sinceramente convencidos da necessidade de descarregarem-se as tensões e racalques nesses dias em que a carne nada vale, cuja primeira sílaba de cada palavra compôs o verbete carnaval.
Sem dúvida, porém, a festa é o vestígio da barbárie e do primitivismo ainda reinantes, e que um dia desaparecerão da Terra, quando a alegria pura, a jovialidade, a satisfação, o júbilo real substituírem as paixões do prazer violento e o homem houver despertado para a beleza, a arte, sem agressão nem promiscuidade.
   Há milhões de pessoas envolvidas no bárbaro divertimento, que não censuramos, entretanto, há número muito superior de criaturas que lhe não oferecem culto, nem mesmo sequer experimentam qualquer interesse ante os apelos da folia momesca.
Quantos se utilizam destes dias em que o trabalho habitual sofre alteração, para buscar recantos interioranos aprazíveis, regiões serranas e praias para o refazimento? Pessoas mais amadurecidas utilizam-se dos feriados carnavalescos para estudos, meditações, encontros de renovação espiritual e lazer.
   Há um grande progresso moral que viceja na Humanidade e não podemos desconsiderar. Jamais houve tão grande interesse dos homens pelos seus irmãos, em tentativa de ajudá-los a levantar-se e marchar com dignidade. As atividades que visam ao enobrecimento do ser humano multiplicam-se, abençoadas, fomentando a alegria e a paz. As minorias raciais recebem respeito; os preconceitos vão sendo varridos do Planeta; os direitos do cidadão embora ainda violados, são defendidos; a ecologia consegue adeptos afervorados; as classes menos favorecidas, que padecem miséria socioeconômica, já não são desprezadas, não obstante ainda não gozem das considerações que todos merecem; os proletários fazem-se ouvidos; cogita-se de multiplicar os órgãos de assistência social aos carentes de toda ordem; as leis são mais benignas, e estudiosos do comportamento estão identificando mais doenças na criatura humana do que maldade, mesmo naquelas que resvalam nos abismos dos crimes mais hediondos; a liberdade já sustenta ideais de dignidade entre os povos... São inumeráveis as conquistas morais da Humanidade em pouco mais de cento e cinquenta anos, prenunciando aquisições ainda mais relevantes em relação ao futuro.
   O que observamos, são remanescentes do passado de todos nós, ainda não superado, que permanece retendo-nos na retaguarda das dissipações, embora a voz e o magnetismo do Cristo nos estejam arrastando das sombras para a luz, que já estamos entendendo e aceitando. Alegremo-nos, portanto, e observemos com otimismo, o que desfila diante de nós. Ontem, aí estávamos mergulhados nos rios escuros da  ilusão, enquanto, agora, cá nos encontramos na margem abençoada onde medram o equilíbrio e a paz.
(Extraído do livro "Nas Fronteiras da Loucura", de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco.)


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OFICINAS DE ARTE ESPÍRITA

Eis uma excelente oportunidade para aperfeiçoar seus dons artísticos e ainda utilizar a arte para a divulgação da Doutrina Espírita e do bem.

Para maiores informações, é só clicar: www.oficina.org.br

Participe!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PEÇA TEATRAL NO CELC

A Mocidade do Centro Espírita Luz e Caridade convida a todos vocês para assistirem a peça "O Ensino da Sementeira" - baseada na obra de Neio Lúcio - a ser realizada pelos jovens no dia 02 de fevereiro de 2013. O objetivo, além da confraternização, é arrecadar fundos para ajudar no transporte dos nossos jovens a COMEERJ do pólo XII (Três Rios).

Após a peça haverá a venda de cachorro-quente e refrigerante no valor de R$3,00.

Pedimos que confirmem a presença através do e-mail lethiciavivas@gmail.com.

O CELC fica na Avenida Simão da Motta, 315 - Centro - Magé - RJ.

Contamos com vocês!!!


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NOVIDADES DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

Fonte: Site da FEB - www.febnet.org.br

Ciclo de Palestras na FEB
A Sede Histórica da Federação Espírita Brasileira (RJ) já disponibilizou as datas das principais palestras que acontecerão em 2013. Na lista estão presentes os temas “Suicídio”, “Espiritismo-Evangelho-Esperanto”, “Homeopatia e Espiritismo”, “Espiritismo, Uma Nova Era da Humanidade”, “Como falar em público” e “As Cartas de Paulo”, com os palestrantes Sandra Ventura, José Passini, Humberto Portugal, Sueli Caldas, Geraldo Campetti e Haroldo Dutra. Outras informações: (21) 3078-4747.

Filme ” E a vida continua…” nas locadoras
A Paris Filmes entregou para as locadoras no dia 12 de dezembro, somente para locação, o DVD do filme “E A Vida Continua…” . Em 14 de abril de 2013, quando forem cumpridas as janelas de exibição nos cinemas, que é de seis meses, a Paris vai colocar os DVDs à venda nas lojas com preço R$ 24,90 e o Blue-Ray por R$ 79,90. Informações: diretoria@febnet.org.br

130 anos da revista Reformador
A revista "Reformador", órgão da FEB, completa 130 anos de circulação ininterrupta neste mês. A edição de janeiro traz matérias alusivas à efeméride e a FEB editou a Agenda 2013, em homenagem ao marco histórico do periodismo brasileiro. Atualmente, esta revista conta com edições mensais nas formas impressa e digital e também a amostra gratuita, a edição online, no Portal da FEB. Informações e assinaturas: www.febnet.org.br

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOVA COORDENAÇÃO DO 6º CEU

     No último dia 09 de dezembro, foi eleita a nova Coordenação de Áreas do 6º Conselho Espírita de Unificação para o biênio 2013/2014, ficando assim composta:

• Área Administrativa: Simone Cunha (CECS) - Suplente: Simone Camacho (CEAP)
• Área de Unificação: Fernando Macedo (GEJD) - Suplente: Cláudio Viana (GEJD)
• Área Financeira: Mª Cristina Cassemiro (GEAK) - Suplente: Solange Prestes (GECAL)
• Área de Educação: Bruno Lourenço (CEAP) - Suplente: Flávio Castelhano (CECE)
• Área de Comunicação Social: Luciana Nunes (GEAL) - Suplente: Marcos Rodrigues (GEAK)

    Que a Espiritualidade Amiga possa amparar esses companheiros para realizarem suas tarefas da melhor forma possível, sempre de acordo com a vontade do Nosso Pai e pautados na verdadeira fraternidade. Muita paz e muita luz para todos!





quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ENEFE 2013


Você sabe o que é o ENEFE?
ENEFE é o Encontro Estadual da Família Espírita. Ele acontece no período do Carnaval, em diversos pólos do Estado do Rio de Janeiro.

O que faremos lá?
Conversaremos, faremos novos amigos, trocaremos idéias sobre temas importantes e atuais, e teremos a oportunidade de reforçar nossos conhecimentos sobre a Doutrina Espírita. Além disso, desfrutaremos de momentos agradáveis e espiritualizados, durante um período conhecidamente conturbado como o carnaval.

E as crianças?
Poderemos levar nossos filhos com idade entre 4 e 13 anos. Eles terão atividades específicas em horário integral.

Se você gostou da ideia, pense com carinho e se quiser participar procure-nos para preencher sua ficha de inscrição. Você e sua família são muito importantes para nós, até lá!!


XVI ENEFE - Núcleo Fragoso

TEMA: NO TEU CORAÇÃO ,UMA SEMENTE QUE FRUTO DARÁ?

LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ VERÍSSIMO - RAIZ DA SERRA-MAGÉ RJ

DATA: De 10 a 12 de fevereiro de 2013 de 09:00 h as 16:00h

VALOR DA CONTRIBUIÇÃO: Adulto R$ 25,00 - Criança R$ 10,00

INSCRIÇÕES: De 15 de novembro de 2012 a 15 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES: ERNANI ou MARCOS

TEL.: 3502 2785 / 2739 2223